sábado, 11 de outubro de 2014

Começou a catequese paroquial 2014/2015







Compromisso dos pais:

1.Não somos uma ilha. Assim como precisamos da família e da sociedade, para fazer nascer e crescer o nosso filho, mesmo que a primeira responsabilidade seja sempre nossa, também precisamos da Igreja, para que o nosso filho, renascido pelo Baptismo, cresça connosco na fé.
2.Não nos bastamos a nós próprios na educação da fé, mesmo que sejamos os primeiros catequistas dos nossos filhos. Os catequistas da nossa paróquia estão à nossa disposição, não para ser nossos substitutos, mas para se tornarem nossos colaboradores na educação da fé. O seu trabalho, feito em comunhão com a Igreja, será sempre em vão, sem o nosso empenho e colaboração!
3.Não faltaremos à Catequese. A Catequese não é um «ensino» avulso e desorganizado. É uma educação da fé, feita de modo ordenado e sistemático, de acordo com o programa definido pelos Catecismos. As faltas à Catequese quebram a sequência normal da descoberta e do caminho da fé. Velaremos pela assiduidade dos nossos filhos. E pelo seu acompanhamento, num estreito diálogo com o pároco e os catequistas.
4.Não esperamos da Catequese que faça bons alunos. Antes, pretendemos que ela nos ajude a formar discípulos de Jesus, que O seguem, em comunidade. Não desprezaremos a comunidade dos seus discípulos, a Igreja, nos seus projectos, obras e iniciativas.
5.Não queremos, apesar de tudo, que a Catequese seja o nosso primeiro compromisso cristão. Participar na Eucaristia Dominical é um bem de primeira necessidade. Saberemos organizar a agenda do fim-de-semana, pondo a Eucaristia, em primeiro lugar. Custe o que custar!
6.Não queremos que a Catequese substitua as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica nem o contrário. Porque a Catequese, não é uma “aula”, em ambiente escolar, dirigida sobretudo à inteligência, e destinada a articular a relação entre a fé e a cultura. A Catequese é sobretudo um “encontro”, no ambiente da comunidade, que se dirige à conversão da pessoa inteira, à sua mente, ao seu coração, à sua vida. A disciplina de EMRC e a Catequese não se excluem mas implicam-se mutuamente.
7.Não estaremos preocupados por que os nossos filhos “saibam muitas coisas”. Mas alegrar-nos-emos sempre, ao verificarmos que eles saboreiam a alegria de serem cristãos, e vão descobrindo, com outros cristãos, a Pessoa e o Mistério de Jesus, o Amigo por excelência, o Homem Novo, o Deus vivo e o Senhor das suas vidas!
8.Não exigiremos dos nossos filhos, o que não somos capazes de dar. Por isso, procuraremos receber nós próprios formação e catequese, para estarmos mais esclarecidos e mais bem preparados. Procuraremos estar onde eles estão. Rezar e celebrar com eles, de modo a que a nossa fé seja vivida em comum na pequena Igreja que é a família e se exprima na grande família que é a Igreja.
9.Não exigiremos dos nossos filhos o que não somos capazes de fazer. 
Procuraremos pensar e viver de acordo com os valores do Evangelho. Sabemos bem que o testemunho é a primeira forma de evangelização. Deste modo, eles aceitarão melhor a proposta dos nossos ideais e valores.
10.Jamais cederemos à tentação de “mandar” os filhos à Catequese, para nos vermos livres deles ou para fugirmos às nossas responsabilidades.


Compromisso dos catequistas:

Sacerdote: Queridos catequistas, a missão que hoje assumis é árdua, pois deveis seguir com fidelidade os ensinamentos de Jesus, sendo representantes da comunidade junto das crianças, por isso vos pergunto:
Sacerdote: Quereis cumprir com amor e fidelidade a missão de Catequista que a Igreja e esta comunidade vos confia?
Todos: Quero.
Sacerdote: Quereis continuar a missão dos apóstolos, trabalhando na Evangelização de todos aqueles que buscaram a catequese na comunidade paroquial de São Pedro de Tarouca?
Todos: Quero.
Sacerdote: Quereis participar, unidos a Cristo, das dores e alegrias, procurando superar todas as dificuldades com amor e paciência, sendo fiéis a esta nobre missão que hoje assumis?
Todos: Quero.
Sacerdote: Prometeis ser fiéis a doutrina da Santa Mãe Igreja e trabalhar pela unidade da nossa paróquia?
Todos: prometo
Queridos catequistas, Deus que vos inspirou este bom propósito, vos conduza sempre mais a perfeição.
Todos: Amém.
  Oremos:
“Senhor Jesus Cristo, que chamastes do meio do povo doze apóstolos e os enviastes de dois em dois com a missão de evangelizar todas as nações, olhai agora com bondade para estes vosso servos, que escolhestes para a nobre missão de continuar, nesta comunidade paroquial de São Pedro de Tarouca, a obra da evangelização através da catequese.
Concede-lhes Senhor a vossa graça para que perseverem com grande ardor missionário para a edificação do vosso Reino de Amor, neste mundo. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém
Sacerdote: Em nome de Deus e da Igreja, eu acolho o vosso compromisso e vós abençôo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém

Copmpromisso dos catequizandos: 
  Sacerdote: Queridas crianças, adolecentes e jovens, começais hoje o novo ano catequético. Aqui reunidos na nossa Igreja Paroquial, na presença de Jesus Sacramentado e na companhia de vossos pais e catequistas .

Sacerdote: Quereis frequentar a catequese com amor e alegria?

Todos: Quero.

Sacerdote: Quereis dar o vosso melhor para conhecer sempre mais Jesus que vos ama, acolher a Sua Palavra e segui-l’O?

Todos: Quero.

Sacerdote: Quereis r fazer da catequese um momento de encontro com Jesus e os vossos colegas?

Todos: Quero.

Sacerdote: Prometeis ser assíduos, pontuais e a levar sempre o material para as sessões de catequese?

Todos: prometo

Sacerdote: Prometeis  portar-vos bem, estar atentos e participativos e a nunca perturbar a atenção dos vossos colegas?

Todos: Prometo.

Sacerdote: Prometeis acolher as orientações dos catequistas e a respeitá-los?

Todos: Prometo.

Sacerdote: Queridos catequizandos, Deus que vos inspirou este bom propósito, vos conduza sempre mais à perfeição.

Todos: Amém.

Oremos:
“Senhor Jesus Cristo, que acolhestes as crianças e dissestes que quem não tivesse um coração de criança não entraria no Reino do Céu,  olhai agora com bondade para estes vossos amiguitos da  comunidade paroquial de São Pedro de Tarouca, Concedei-lhes Senhor a vossa graça para que caminhem para vós ao longo deste ano catequético. Por Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Amém

Sacerdote: Em nome de Deus e da Igreja, eu acolho o vosso compromisso e vós abençôo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém



Missa de Início da Catequese Paroquial
Antes de tudo, fora distribuído o Boletim Paroquial  com o programa, atividades, essência da catequese. Cada catequizando recebeu-o para, à maneira de apóstolo, o levar para a família.
A projecção apoiou a Eucaristia.
As leituras foram feitas por catequizandos. Já no início da Eucaristia, os pais  realizaram o seu compromisso.
Na homilia, o celebrante referiu que Cristo é o nosso banquete para o qual todos estão convidados e todos são enviados a convidar todos.A coordenadora transmitiu depois algumas informações aos catequizandos em ordem ao crescimento como discípulos.
Antes do Pai Nosso, catequistas, apresentados pelo pároco, e crianças fizeram o respectivo compromisso, logicamente de acordo com a situação própria de cada uma delas.
No fim da Eucaristia, chamaram-se então os catequizandos que, com o seu catequista, se dirigiram ao adro  para um 1º encontro, onde foi tirada a foto que regista o momento.
Em seguida, houve um tempo para atendimento individualizado.
Foi uma abertura de catequese muito bonita e sobretudo muito válida; conseguiu-se transmitir a importância da catequese sem se demorar. No final, muitos pais manifestaram a sua satisfação.

Sem comentários:

Enviar um comentário