sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Ser missionário cá dentro

Estamos no mês das Missões e domingo será o Dia Mundial das Missões. E perguntará o leitor: "Que posso eu fazer mais pelas Missões senão rezar e dar uma esmola? Como posso eu ser missionário, se tenho a minha família e o meu emprego e não posso ir para Terras de Missão?!"
Santa Teresa do Menino Jesus nunca saiu do seu convento e no entanto é padroeira das Missões. Nem só os que deixam a família e a terra são missionários. O caso que apresento hoje é um bom testemunho disso.
Teve marido e filhos. Hoje está só e doente. Toda a sua vida foi pobre de bens do mundo mas rica de doação e generosidade para com a família e vizinhos.
– Então como vai isso, senhora Maria?!
Vai indo com a graça de Deus.
Esta senhora é actualmente assistida por um Centro de Dia. Gostaria de fazer ela a comida. Mas já não semeia nem colhe, apenas tem umas galinhas para se entreter. O marido morreu, os filhos estão cada um para o seu lado, mas todas as semanas telefonam. Queriam-na levar com eles mas ela gosta muito da sua casa e dos seus vizinhos.
Pode pouco mas encontra tempo para visitar os que já não podem sair de casa. Reza com eles. Leva-lhes medalhas e santinhos. E deixa-lhes uma palavra de esperança e coragem.
– Você é uma apóstola! Que vai ser dos doentes quando você faltar?!....
– Sabe! Nunca me esqueci do que um missionário, que veio pregar à nossa freguesia, disse há muitos anos:
"Os que não puderam ir para África levar a fé aos pretinhos também podem ser missionários aqui na sua terra. Rezem pelas missões e pelos missionários e serão missionários vocês também".
E esta mulher é de facto uma verdadeira missionária cá dentro, pela oração e dedicação aos outros.
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário