terça-feira, 11 de novembro de 2014

Inquérito Paroquial



Este inquérito, levado a cabo pelo jornal Sopé da Montanha, não teve por finalidade ser abrangente, nem exaustivo nem perfeito. Apenas uma amostra da realidade paroquial.
Bem-haja a todos os que colaboraram com o jornal.

Destaques:
1.       Confirma-se que Castanheiro do Ouro é a população mais jovem da Paróquia. Mais crianças, mais jovens e mais casais novos.
Se tivermos em conta que é o povo de mais recente fundação – o que era o Castanheiro do Ouro há cem anos? – compreendemos de imediato esta realidade.
Esta realidade faz ressaltar a necessidade de uma capela naquele povo onde não existe qualquer templo.
2.       Quintela, Vila Pouca, Ponte das Tábuas e Teixelo são as povoações mais envelhecidas, despovoadas e com menos gente nova.
3.       Existem 476 pessoas com idade inferior a 25 anos. Isto numa paróquia do interior deste país, é muito significativo.
Quantos vão ficar por aqui? Esta é a questão que preocupa. Sem emprego local, não é possível fixar as pessoas. Os jovens, mormente os que adquirem mais formação e cultura, debandarão, empobrecendo-nos. Só 120 casais têm menos de 40 anos!
Enquanto se reduzir Portugal a uma faixa de 20 km ao pé do mar, enquanto não se olhar solidariamente para o todo nacional, enquanto não houver políticas a sério que promovam o desenvolvimento do interior, continuaremos a assistir à desertificação do mesmo interior e à superconcentração de pessoas no litoral, com toda a carga de inconvenientes que daqui resulta.
4.       91 pessoas, com mais de 30 anos, permanecem solteiras. E não consta que optassem pela vida sacerdotal ou religiosa (frades ou freiras). É certo que nem toda a gente tem vocação para o casamento. É certo que alguns destes cidadãos, em virtude de deficiências e de doenças, ficaram solteiros. Contudo o número parece exagerado.
5.       123 pessoas têm mais de 80 anos. Que maravilha! Mas tal exige políticas ativas de apoio à 3ª idade, para que os idosos se sintam cidadãos de pleno direito, perfeitamente integrados e respeitados.
6.       Depois dos povos maiores – Tarouca e Castanheiro do Ouro – Arguedeira aparece com a povoação com mais equilíbrio etário. É significativo o número de crianças, jovens e casais novos que aí vivem.
7.       171 viúvos. Um desafio para a sociedade e para quem governa. Como vive esta gente? Que apoio familiar recebe? Como é que a sociedade se solidariza com estas pessoas?

Sem comentários:

Enviar um comentário