domingo, 11 de janeiro de 2015

Celebração de Batismos nesta Paróquia: novidade


A natalidade está em queda acentuada, mormente no interior do país. O que se compreende, pois as gerações mais novas têm de partir em virtude da falta de emprego.
A Paróquia de S. Pedro de Tarouca não é exceção. Também aqui os batismos têm vindo sucessivamente a diminuir, com maior incidência nos últimos anos. De uma média de 50 batismos/ano, passou-se para uma média de 20.
Com a anterior média de batismos, era necessária a fixação de dias para o batismo, dada a impossibilidade de garantir a indispensável preparação para os mesmos.
Com o baixo número de batismos que atualmente existe, já é possível atender mais de perto as pessoas, indo ao encontro das suas necessidades.
Como referência, mantêm-se o 2º e último domingos do mês como datas para a celebração do batismo. Mas por razões justas e ponderadas, o batismo pode ser celebrado noutros domingos do mês.


O responsável  por todo o processo do batismo e sua preparação continua a ser o sr. João Machado (Valverde), a quem as pessoas se devem dirigir para tratar de qualquer assunto referente ao batismo.


Quanto aos padrinhos, mantém-se o que está estipulado, já que, até ao momento, o Papa Francisco nada mudou neste caso, mantendo  a anterior orientação da Igreja.
A este respeito, cita-se um caso da vida quotidiana. Não é pelo facto de um condutor passar  pelos sinais vermelhos que os outros condutores o devem fazer. Se alguém merece apoio é quem cumpre, não quem desrespeita. Uma Igreja "bota de elástico" é indigna de Cristo e da fé dos crentes!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário