sábado, 25 de outubro de 2014

Onda de conversões de adultos no Vietnam

Depois uma intervenção falhada dos Estados Unidos no Vietnam, ninguém iria pensar que uma nação sem grande tradição cristã iria voltar-se para Cristo. Ainda por cima num país governado por comunistas que vê a Igreja com suspeita, o cristianismo como uma influência estrangeira e os cristãos como agentes do Ocidente. Mas, no Vietnam, o vazio gerado pelo ateísmo comunista produz efeitos análogos aos verificados na China, atraindo muitas almas para a Igreja Católica. E está a dar-se o mesmo fenómeno dos princípios do cristianismo. Quanto mais se combate o cristianismo mais influência ele ganha nas pessoas. O Estado aperta com novas leis. Mas isso só aparentemente produz obstáculos, pois a fé é a maior de todas as armas, como dizia a Madre Teresa de Calcutá.
Por exemplo, em Ho Chi Minh City, antiga Saigão, a maior cidade do país, cerca de 700 mil pessoas são católicas e seu número cresce assustadoramente para o regime socialista. A conversão de Tô Hai, figura importante do comunismo vietnamita e célebre compositor nacional, causou sensação recentemente.
Há nesta diocese 670 sacerdotes, mais de 5.000 religiosos e religiosas, mais de 7.000 catequistas e todoo os anos mais de 6.000 adultos pedem o baptismo. Em 2012, por exemplo, foram baptizados 6.736 adultos, provenientes do ateísmo, do budismo ou do culto aos antepassados. E o número anual de baptismos de crianças anda à volta de vinte mil por ano. Para efeitos de comparação, em dioceses grandes como Los Ângeles e Nova Iorque, a Igreja Católica baptiza anualmente entre 1.300 e 1.600 adultos.
O comunismo olha para os católicos com menosprezo, desdém e desconfiança, mas essa oposição dos sem-Deus não consegue conter a onda de conversões suscitadas pela graça divina.

In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário