terça-feira, 7 de outubro de 2014

Sínodo: Participantes pedem mudança na linguagem da Igreja sobre família e sexualidade

Trabalhos já registaram 70 intervenções, em sessões à porta fechada
News.va
O cardeal haitiano D. Chibly Langlois denunciou hoje durante o Sínodo dos Bispos o sofrimento das famílias afetadas pela violência, a fome e a pobreza em todo o mundo.
“São incalculáveis as famílias que sofrem por causa da miséria, da exploração, da violência e da guerra”, disse, durante o tempo de oração que deu início à terceira sessão de trabalhos da assembleia geral extraordinária.
O cardeal haitiano referiu que o mundo evoluiu no plano da tecnologia, dos meios de comunicação e de produção, mas que isso não impediu que continue a estar marcado por “injustiças de todos os géneros, de que são vítimas numerosas populações”.
O bispo de Les Cayes, criado cardeal pelo Papa Francisco, sustentou que esta assembleia sinodal sobre a família, que decorre até ao próximo dia 19, é um “lugar propício para, de forma unânime, dizer em nome de todas as famílias da terra” que as “injustiças gritantes” não “honram a dignidade humana.
Neste contexto, citou situações de conflito ou miséria como na Síria, Iraque, África e outras partes do mundo, incluindo o Haiti.
D. Chibly Langlois apelou a uma “fé ativa” que “opera pela caridade”, por parte das famílias católicas e disse que muitos dos problemas da sociedade nascem da “falta de fé e de amor”.
A intervenção concluiu-se com uma invocação de Nossa Senhora do Rosário, a festa litúrgica deste dia, para que “cessem as injustiças, as violências e as guerras de todos os tipos”.
A terceira assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa para debater os ‘desafios pastorais sobre a Família no contexto da evangelização’, reúne no Vaticano 253 pessoas dos cinco continentes, entre cardeais, bispos – incluindo D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa -, religiosos, peritos, casais e representantes de outras Igrejas.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário